Imagino que vários empresários estão cansados de ouvir o mesmo argumento que a empresa precisa ter um Programa de Compliance para estar em conformidade com a Lei Anticorrupção Brasileira. Um programa de Compliance vai além de simplesmente cumprir com a lei:
- Contribui no ensino do “Dever Ser” de todos os funcionários e indiretamente replica na casa de cada um deles. Se dentro de uma instituição as boas práticas são engajadas por cada um de seus colaboradores, existe maior probabilidade que estes hábitos se convertam em um fenômeno viral já que as boas ações entrariam no entorno familiar e inclusive poderiam ser propagadas na mesma comunidade.
- Aumenta a transparência: quanto mais transparência existe dentro das empresas, os colaboradores se sentiriam mais estimulados para levantar a mão para esclarecer dúvidas que poderiam ser sinais de alerta. No passado, após promover um programa de transparência, uma funcionária tinha me informado de um pequeno erro que seu supervisor estava omitindo para evitar conflitos com o cliente; depois de analisar este erro, descobrimos que o impacto que teria causado esta omissão teria se triplicado e geraria um desgaste pior com o cliente. Graças à proatividade desta funcionária conseguimos evitar um erro que iria gerar altos custos financeiros.
- Diminui riscos: no momento de desenvolver um Programa de Compliance, os colaboradores são mais proativos para informar sobre possíveis melhoras na operação interna. É muito mais fácil visualizar e resolver riscos quando são avaliados e mapeados do que quando não há nada por escrito.
- Boa Reputação: um bom Programa de Compliance melhora a imagem da empresa tanto interna como externamente. É muito mais provável que os clientes contratem uma empresa com bons valores e com boa reputação do que uma com reputação duvidosa. Lembre-se que a reputação é o maior ativo intangível que tem uma empresa.
Construir um Programa de Compliance não é simplesmente para fazer uma marca em uma lista de requerimentos regulatórios, pense como a sua empresa pode crescer e o valor que poderia agregar para a sociedade.